18 de nov de 2011

EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DO PODER

EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DE PODER: crítica ao senso comum em educação

Autor: Vitor Henrique Paro

Coleção: NOVA COLEÇÃO QUESTÕES DA NOSSA ÉPOCA VOL. 4


Sinopse
Todos falam sobre educação, mas poucos exibem uma concepção rigorosa que dê conta de sua grandeza e importância. No senso comum, prevalece uma noção pobre e restrita, mas com força e aceitação suficientes para estruturar tanto as políticas públicas quanto as práticas pedagógicas em nossas escolas. Neste livro, ao fazer a crítica desse senso comum pedagógico, por meio da instigante reflexão sobre a educação como exercício do poder, Vitor Paro, com a clareza e a profundidade que caracterizam seus escritos, produz um texto de leitura obrigatória para todos aqueles que estejam minimamente envolvidos com a teoria ou com as práticas educacionais. Ao mesmo tempo, nos oferece um horizonte para uma prática educativa que seja merecedora das esperanças e dos esforços dos incontáveis educadores deste país.

Sumário
Prefácio: Beatriz Fétizon; Apresentação: Vitor Henrique Paro; Educação; Poder; Educação e Poder; Referências bibliográficas; Apêndices I: A escola pública que queremos; Apêndice II: A educação é necessariamente política.

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