23 de jan de 2010

QUANTO VALE UM DIRETOR? E SE FOR UM DIRETOR DE ESCOLA?

A FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) divulgou a tabela de salários mensais e cargos vigentes.
Sem querer subestimar a competência e a importância dos profissionais que lá atuam, proponho que os colegas diretores de escola comparem seus demonstrativos de pagamento com estes publicados hoje.
Estou com o meu em mãos: salário base 1.648,77 + gratificação geral 80,00 + gratificação de representação incorporada 333,00. Confere?

Lamentável.


Comunicado (Publicado no DOE de 23/01/10)
Em atendimento ao § 6º do art. 39 da Constituição Federal, a FDE publica seus cargos e salários vigentes em 31-12-2009.

9 comentários:

Domingos disse...

Com o seu Salário de Diretora de Escola, você poderia ser um Auxiliar III na FDE (o que será que faz um auxiliar III?)

Domingos disse...

Já no meu caso, Supervisor de Ensino, 29 anos de carreira, três concursos públicos (PEB II - Diretor de Escola e Supervisor de Ensino), poderia substituir um Assistente II (o que faz um assistente II) - Mas no fundo..., bem lá no fundo eu queria mesmo era ser as...(R$ 12.000,00) - Nossa Senhora.

Hélida disse...

Domingos, já estou indo pro terceiro quinquênio e também passei nos mesmos três concursos. Quero valer 12 mil também! Aliás, essa turma da FDE vai parar ali de que forma, você sabe?

Domingos disse...

Não sei ao certo. Mas o certo é que para Diretor (ou assessor - veja que os sálarios são quase iguais)da Fundação não é concurso público. Dizem que é concurso de pessoas. Dois deputados mais um membro de diretório pedem a vaga para o Governador, que nomeia em troca de alguma coisa (chamam de apoio político), entre outras coisas, e para ter maioria na Assembléia, acho que não é só isso.
Dizem que os salários da Secretaria da Educação são tão baixos, que alguns cargos para serem preenchidos (aqueles sem concurso - os de confiança), são pagos pela FDE.
Seria interessante que o Governo publicasse a folha de pagamento da Fundação, para que soubessemos quem são, e o que mais eles recebem além dos salários (gratificações, ajuda de custo, vale refeição, etc).
No caso dos Diretores e de seus assessores, seria interessante saber quem eles representam (quais forças políticas).
Vai uma piadinha - eles não vão fazer a provinha do mérito, por que eles são bene-méritos.
É obvio que para governar, é preciso assumir o controle da máquina, fazer maioria na Assembléia. É obvio que isso poderia ser mais tranparente. Afinal somos nós (o conjunto da população) que pagamos.
Tem outras coisas na FDE que eu não entendo, fazer o que...
Esse comentário ficou muito grande.

Fatima Cardoso disse...

Minha querida ,professora,ou diretora,ou diretora /professora,ou professora/diretora....ops....fiquei confusa....com tantas funções e não esquecendo a de auxilliar de cozinha,merendeira,faxineira,secretária,coordenadora,diurno/noturno,esqueci a de CONTADORA,será que merecemos?
tanta burrice?Trabalha e não ganha?
O que estaremos fazendo?Serviço filantrópico?meu salário é igual ao seu..por 33 anos de serviços prestados a Educação Brasileira!

Anônimo disse...

"Aliás, essa turma da FDE vai parar ali de que forma, você sabe?"

A maioria dos funcionários são concursados, Helida. As excessões são os Diretores seus assessores e os funcionários terceirizados que representam hoje cerca de um terço dos trabalhadores da Fundação.
Agora, independentemente disso tudo, é uma vergonha o que o (des)governo de São Paulo paga a título de salário para os professores, diretores e demais funcionários das Escolas!
Um abraço e parabéns pelo blog. Muito bom.

Anônimo disse...

Se vocês querem saber, eu acho que diretor ganha bem até demais.não para na escola, quem carrega a escola nas costas é o secretario e quem leva a fama é o diretor, tá bom demais este salário, tinha que ser menos.

Anônimo disse...

Eu tambem acho diretor não faz nada sem contar aqueles que o substituem como desginados que não sabem nem escrever. 2.000.00 tá bom demais!

VÍCTOR ZAZUELA disse...

Engraçado - ou trágico - como o Estado tem distorções interessantes.

Eu sou Agente de Organização Escolar desde 1992, ou seja, tenho 18 anos de trabalho. Meus vencimentos não atingem - PASMEM! - R$ 1000,000 (BRUTOS)
Tenho curso superior, diversos outras qualificações...
Pra quê?